domingo, 15 de fevereiro de 2009

ULTRAVOX-RAGE IN EDEN ,UMA OBRA DO TECNO POP SEM FRESCURADA


O Ultravox sempre foi uma banda da qual me liguei desde seu primeiro album ,o "Ha,Ha,Ha" de 77 , foram da cena punk londrina que integrou o todo do movimento punk de 77 ,algumas de suas canções constam em qualquer coletanea que se preze da cena 77 e do inicio do punk autentico ,ou seja,nada a ver com isso que chamam de punk agora .
Assim como o Killing Joke,o Ultravox acabou evoluindo, reconstruindo sua obra a cada disco e em certo momento alcançou sucesso flertando com a new wave,ou mais precisamente o chamado tecno pop encabeçado por bandas como o Depeche Mode ,Flock of Seagulls,Devo...
Atingiram a fama com o quarto album ,lançado em 1980 chamado "Vienna" ,confesso que o disco não me agradou muito,e muito menos a tal famosa canção "Vienna" ,meio que detestei a virada dos caras ali naquele momento.
Mas eis que no final de 81 , quando lançaram o sexto album chamado "Rage in Eden" meu ponto de vista mudou , o disco em questão trazia um Ultravox sério em sua proposta de lançar um disco tecno não tão pop ,quanto parecia que fariam de Vienna em diante .
Bastou ouvir a inacreditavel e excelente "The Voice" pra sacar que ali estava um trabalho de primeira,"The Voice" com um progressivo e espacial trabalho de teclados e vozes me pegou de cheio e é uma das musicas que ficarão pra sempre na minha lista de prediletas ,o que se segue após a abertura do disco é materia de primeira em sons como "We Stand Alone", "The Thin Wall" entre varias outras sonzeiras .
Quando esse disco pintou na minha mão , foi tb por intermédio do amigão Marcelo Nunes ,que de lambuja tb largou na roda o "Listen" do Flock of Seagulls ,que no minimo tinha um hitzão chamado "It's not me(talking).
Era uma época legal , ambos os vinis eram rarissimos naquela época ,e sempre que eu pegava alguma novidade eu levava os albuns direto pro estudio do meu grande camarada Leandro pupo ,que foi tipo o cara responsavel pela minha iniciação na new wave ,entre outras por que o cara tinha um equipa de som de primeira e um conhecimento profundo no assunto e passavamos as tardes vagabundeando e ouvindo novidades desse planeta que tb envolvia punk 77 , new wave, surf music , psychobilly e muuuito Oingo Boigo e Fred banana Combo!!...coisas que certamente irei postar aos poucos aqui no blog. Bons tempos, bons tempos...

BODY AND SOUL ,O SINGLE BACANA DOS SISTERS OF MERCY OU..OS DIAS EM QUE A ELETRIZANTE E RARISSIMA VERSÃO DE "BODY ELECTRIC" DOMINARAM MINHA CABEÇA.


Estranho comentar sobre um compacto simples, quando poderia falar de toda a fissura que eu tive nessa banda gótica inglesa lá no meio dos anos 80.
O primeiro disco deles, de 85, o "First and last and always" eu furei de tanto ouvir , achava o som denso ,obscuro , chapante, hipnótico, a voz cadavérica de Andrew soava como uma versão zumbi de bowie... "Floodland", o disco seguinte veio mais bem abacado, a banda já tinha uma puta moral e publico, era um excelente disco, só não era tão cavernoso quanto o primeiro.
Ok , mas e o tal Body and Soul ?
A história da minha fissura por esse single começou numa tarde de Sabado, quando eu garimpava alguma boa novidade na extinta e inesquecivel Pop Som (pra quem não sabe ou não viveu a época, uma loja de discos badalada na galeria Chaves de Porto Alegre , lembro que estava na seção do "s " dos discos perguntando por algo dos Sisters, quando um sujeito do meu lado pergunta se eu curtia a banda, como minha resposta foi positiva, puxamos papo sobre o assunto, dei um toque sobre uma banda nova na linha chamada "Fields of Nephilim" ,e a coversa seguiu empolgada, o cara em questão chamava-se Marcelo nunes , um pinta que, por ironia do destino ainda iria cruzar muito em minha vida como fotografo oficial dos discos e promocionais da Maria Do relento e até na produção de um de nossos video clipes .
Sei que na conversa ele comentou que tinha um compacto dos Sisters inacreditavel ,que se eu já curtia a banda iria curti-la mais ainda por que o disquinho era foda, meu olho brilhou na hora, perguntei se ele não podia grava-lo pra mim, e ele fez o que ninguem faria , disse que iria me empresta-lo, que perigo... .
Como moravamos na zona norte da cidade o cara me ofereceu carona e disse que já podia passar em casa e pegar o tal disquinho, se eu prometesse devolver assim que gravasse minhas fitas e na mesma ida me deixaria em casa para que eu emprestassse a ele o Fields of Nephilim como garantia ,nada mais justo.
Sai da casa dele com o "Body and soul" , capa sinsitrona , e com a dica de que eu fosse direto na versão que só aquele compacto continha de "Body Electric", som que na época só existia naquele compacto.
Camaradas, o cara estava certissimo ,quando o disco rolou na agulha e bateu nessa faixa... chapou ,era o som mais eletrizante que eu já ouvira dos Sisters of Mercy e do qual eu não sei porque patavinas aconteceu para que ela não tivesse ido parar em algum dos dois albuns oficiais deles até aquele momento , o single ficou um tempão comigo e Body Electric" ao lado de "Walk Away" , tornaram -se minhas prediletas dos caras , só é lamentavel que a versão que saiu em "Some Girls Wander By Mistake"(coletanea dos singles e lados b) não seja a mesma , a versão do single é infitamente melhor, a batera e o baixo estão mais bem acabados e mais garageiros, mais punk, e a musica bem mais pra fora , uma pena para quem não conheceu ,acho brabo que alguem consiga um vinil desses hoje em dia...

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More