segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

JACK DANIELS - A HISTÓRIA COMPLETA DO WHISKY MAIS ROCKER DO PLANETA

JACK DANIELS, A HISTORIA DO MAIS CULTUADO WHISKY DO MUNDO








Jack Daniel’s é unanimidade, muitos  o consideram o melhor whisky já produzido no mundo , preferido de 9 entre 10 roqueiros ,principalmente na geração mais furiosa do rock ,é quase um símbolo de status  e estileira rock’n’roll.
Caminhou junto fora dos holofotes nos bastidores,  hotéis  e bares enlouquecidos  em todos os momentos que marcaram o velho chavão “sexo, drogas e rock’ n roll”.
Também pode se dizer tranquilamente que Jack Daniel’s  é sinônimo de bom gosto para quem aprecia um  bom destilado, porque somente um entendido no assunto saber reconhecer a diferença de seu sabor e o prazer de seu efeito quando moderadamente apreciado.
A História de Jack Daniel , seu criador é fantástica, porque ele assumiu o controle do que seria uma marca famosa mundialmente no passar dos anos, com apenas 13 anos de idade e muita obstinação.
Como a Monotongo é cultura e o Jack Daniel’s faz parte da cultura mundial, nada mais perfeito do que narrar a trajetória dessa marca para que você entenda  como nasceu e prosperou o whisky mais velho e mais Cult do mundo.  

O COMEÇO DE TUDO EM 1846

“Jack”  sempre foi o   apelido de  Jasper  Newton Daniel,  nascido em Lynchburg  no Tenesse em 5 de Setembro de 1846,o caçula entre uma família de 10 irmãos.
O menino nunca chegou a ter uma convivência perfeita com sua família,  sua mãe veio a falecer quando ainda era um bebê e seu pai casou-se novamente  alguns anos depois,  Jack nunca aceitou o gênio de sua madrasta, tornando-se um garoto problema para a família, o que fez com que aos 6 anos de idade passasse a morar na casa de seu tio.
Ainda garoto veio a conhecer a pessoa que mudaria os rumos de sua vida, o pastor Luterano Dan Call, Dan era proprietário de um armazém  e também de uma pequena destilaria  da qual Jack havia se encantado.
Jack começou trabalhando  com Dan em seu armazém, mas nunca escondia a vontade de trabalhar na destilaria de seu patrão, Dan acabou prometendo a Jack que ele poderia visitar a “casa” quando quisesse e que ainda lhe ensinaria como produzir o melhor whisky do mundo.
Quando a guerra chegou ao condado de Lincoln, nas colinas de Moore County,  em 1861, Jack ainda tinha muito pouca idade para servir e seu patrão decidiu abrigá-lo de maneira mais segura como aprendiz em sua destilaria ensinando ao garoto  o método “Sour Mash”(Mash significa a mistura de  70% de milho com trigo ou centeio e malte de cevada e  Sour é processo de fermentação para assegurar a consistência de Ph)  e  aperfeiçoando o método exclusivo chamado de “ processo de Lincoln County”.
Em 1863, o pastor acabou pressionado por sua esposa e toda sua congregação devido a seu envolvimento com a fabrica de um produto que produzia tantos males,  o álcool e o colocaram na parede entre seguir seu caminho como fabricante ou continuar sendo  ministro de sua congregação luterana, foi quando o pastor decidiu vender sua fabrica para seu aprendiz Jack Daniel, que tinha apenas 13 anos de idade na época.

A FONTE DOURADA DE JACK DANIEL






Com a  fabrica sob seu comando Jack logo descobriu que havia um local próximo de Lynchburg que oferecia as condições climáticas e naturais perfeitas para a fabricação de sua bebida, garantindo á ela uma qualidade ainda melhor, o local possuía  uma caverna de pedras calcarias da qual vertiam água de uma pureza inquestionável e ele também levava em consideração tratar-se de terras abundantemente carregadas de arvores de frutas doces, para começar uma nova e mais arrojada etapa em seu negócio o local era perfeito.
A crise entre os estados americanos na época acabou sendo uma pedra no sapato de Jack Daniel, percebeu que o governo federal logo passaria a tributar seu produto se continuasse clandestinamente e aos 16 anos foi a primeira destilaria a ser registrada nos Estados Unidos.
A formula  usada no feitio de Jack Daniel’s tornou a bebida cada vez mais apreciada , um processo baseado na lenta  filtragem do whisky  através do carvão produzido pela arvore de bordo de açúcar e naturalmente a água de nascente pura da fonte de calcário, um processo de fermentação natural e sem aditivos químicos.
Em 1904 Jack entrou com seu produto no festival de St Louis World competindo com as mais velhas e mais tradicionais  marcas da Europa e acabou levando medalha de melhor whisky do mundo.
Em 1905 ganhou o premio de prestígio na Bélgica e a essa altura já possuía cliente em todo o mundo. O Whsiky Jack Daniel’s   conquistava  sua fama.
Jack continuou a tornar seus negócios cada vez mais lucrativos e expandiu violentamente até que em um acidente banal seu destino mudou.

A MORTE INUSITADA DE JACK DANIEL



Tentando abrir um cofre que havia emperrado Jack chutou o objeto de metal com violência esmagando um de seus dedos , a ferida não curou direito e o ferimento gangrenou ,a saúde de Jack piorou até que veio a falecer em 1911, apos 6 anos doente .


O PRIMEIRO HERDEIRO

Jack nunca se casou ,quem herdou sua destilaria foi seu sobrinho Lem Motlow , a empresa continuou se expandindo e passada a seus filhos até ser vendida em 1956, mesmo assim a família Motlow ainda é proprietária da maioria da empresa e continua a operar dentro dela  criando um grupo chamado Brown-forman corporation.
PROCESSOS E CURIOSIDADES SOBRE TODAS AS ÉPOCAS





O Whisky Jack Daniel’s é classificado como Tennesse Whiskey por seu formato de destilação diferente, também chamado de Old No 7, não pode ser chamado de Bourbon por que os Bourbons são apenas os produzidos no estado de Kentucky sob um processo diferenciado.
Muitos fatores tornam o sabor da bebida diferente a começar pela água isenta de ferro, o delicado processo de destilação, elaboração e amadurecimento somados ás condições climática do Tennesse que equilibram-se muito bem entre o inverno e o verão causando uma grande interação entre a bebida e o barril, o que lhe confere um sabor e cor mais amadeirado, não é um whisky que passa pelo processo de envelhecimento, mas sim de amadurecimento inteiramente ligado ao clima da região.
Esse amadurecimento ocorre em barris novos de carvalho e utilizados de uma só vez, é a experimentação  que atesta quando ele atingiu seu ponto Maximo de qualidade, o sabor e a cor tradicional da bebida.
Jack comprou a destilaria no ano de 1860 com apenas 13 anos, levou adiante um processo de preparar a bebida por meio do carvão vegetal da arvora Maple , que levava muitos dias para adoçar o whisky ,um processo que outras destilaria desistiam de fazer pela demora mas do qual insistiu em levar adiante.
Com a ajuda de um primo distribuía a bebida em carroças indo até o Alabama , vendendo-as principalmente aos homens que lutavam na famosa guerra entre estados americana.
Jack foi inovador sendo o primeiro a colocar um rótulo em sua garrafa, normalmente os outros whiskys tinham tampa de cortiça, foi o primeiro relato de publicidade feito por uma destilaria.
No inicio trabalhou com a capacidade produzida por apenas 8 barris por dia, porque se ultrapassasse essa cota o imposto seria maior.

UM DURO GOLPE DO DESTINO , MAS NÃO SUFICIENTE PARA IMPEDIR UM CONQUISTA 

INEVITÁVEL






Durante a lei seca e já com a empresa sob a direção de seu sobrinho as coisas pioraram para ele, que transferiu os negócios para outras duas cidades , mas Lem não suportou a diferença que fazia não estar sob o local e as condições naturais de onde começou, com a água diferente o sabor alterava e ele era radical nesse ponto, com toda razão do mundo.
Foi um período negro para Lem Motlow  que teve de diversificar seus negócios entre  a compra de propriedades e o comercio de mulas, retomou as atividades em 1938 até 1942 quando foi proibido de produzir em virtude da segunda guerra mundial.
Em 1946 a proibição foi suspensa mais uma lei nova fora imposta, a de que a produção de destilados só pudesse utilizar grãos de milhos inferiores , lem recusou-se a continuar produzindo até 1947 quando veio a falecer e deixou os negócios para os filhos, Reagor, Robert ,Daniel e  Connor.
Os quatro irmãos tocaram o barco e aumentaram a produção sem perder a qualidade utilizando o slogan de Mr Jack “ Every Day we make it,well make it the Best we can”.
Nos anos 50 sofreram um baque muito grande devido a alta nas impostações das bebidas levando a empresa a uma situação ruim, em 1956 resolveram vender a empresa para a Brown- Forman company de Louisville que manteve a produção do Jack Daniel’s com a mesma qualidade e expandiram a marca para o mundo todo.
CURIOSIDADES E ATUALIDADES
O aniversário do criador do famoso Old n° 7 é comemorado todos os anos durante o mês de setembro, quando geralmente a marca lança no mercado produtos e edições especiais. O motivo da longa celebração: não se sabe ao certo o dia exto em que Mr. Jack nasceu, já que um incêndio no cartório de sua cidade, Lynchburg, destruiu todos os registros ali armazenados.
Jeff Arnett é apenas o sétimo destilador mestre em quse 150 anos de história da JACK DANIEL’S. Natural do Tennessee, Jeff trabalhava para a destilaria desde 2001 em uma série de funções, e foi chamado de destilador mestre em 2008. Ele supervisiona todo o processo de fabricação de uísque, ou seja, moagem, fermentação, destilação, suavização de carvão e maturação.
Além do tradicional JACK DANIEL’S Old No. 7, a destilaria produz mais 2 tipos de uísques da marca:
GENTLEMAN JACK Rare Tennessee Whiskey. Lançado em 1988, utiliza os mais refinados ingredientes naturais na sua fabricação: milho, centeio, malte de cevada e água isenta de ferro. Diferencia-se por ser filtrado duas vezes em carvão: uma antes e outra após o envelhecimento, garantindo assim sua suavidade.
JACK DANIELS SINGLE BARREL. Uísque obtido através de um único barril, que normalmente fica no topo da pilha no armazém de envelhecimento, por 8 anos. Sua receita é guardada em segredo pela destilaria. O exclusivo uísque foi lançado oficialmente em 1997.
A garrafa
Os colecionadores sempre perguntam por que o uísque JACK DANIEL’S, fabricado na pequena cidade de Lynchburg (com pouco mais de 400 habitantes), no estado americano do Tennessee, tem a garrafa quadrada. Em 1866, Jack Daniel engarrafou pela primeira vez o seu uísque em jarros de barro com rolhas de cortiça. Para diferenciá-lo, começou a imprimir seu nome nos recipientes. Em 1870, as garrafas de vidro estavam na moda. Jack seguiu a tendência e começou a fabricar suas próprias garrafas, modelo padrão, com linhas arredondadas e com o nome da destilaria em relevo no vidro. Em 1895 um vendedor que trabalhava na empresa de vidro Illinois Alton Glass Company mostrou um desenho novo e exclusivo de garrafa: quadrada com o gargalo afinado. Jack Daniel gostou do novo modelo e decidiu que seu uísque especial deveria ser vendido em uma garrafa diferente. Desde que foi apresentada, a mais de cem anos, a garrafa quadrada de JACK DANIEL’S virou um símbolo da marca.
O rótulo
Não se sabe ao certo porque no rótulo do uísque JACK DANIEL’S está escrito Old No. 7 Brand. Muitos dizem que o número 7 significa que somente na sétima tentativa de misturas, Jack conseguiu chegar a fórmula de elaboração de seu uísque. Uma lenda conta que ele escreveu o número sete em 7 barris de uísque que acabaram perdidos, com o objetivo de identificá-los quando fossem achados.
A destilaria
A destilaria mais antiga dos Estados Unidos está situada nas colinas do Tennessee, encravada na pequena cidade de Lynchburg, aproximadamente 120 quilômetros a sudeste de Nashville. Neste local pitoresco, Mr. Jack Daniel instalou sua destilaria em 1866. A maior atração é a visitação aberta ao público, onde é possível fazer uma visita guiada, com duração de 1 hora e 15 minutos aproximadamente, para conhecer a história da marca JACK DANIEL’S através de um completo museu (chamado de Visitor Center, inaugurado em 1999), as principais dependências da destilaria, o processo de fabricação do badalado uísque, além, é claro, de poder comprar lembranças em uma loja fantástica.
A visita termina no White Rabbit Saloon, um espaço que foi reconstruído para simular o bar do qual o próprio Jack Daniels foi um dia proprietário em Lynchburg. O ponto alto da visita é a degustação comentada com o Master Distiller Jeff Anett. É ele o responsável por controlar a qualidade e a maturação de todos os uísques JACK DANIEL’S, supervisionando 77 armazéns e 1.7 milhões de barris. O horário das visitas é das 9:00 às 16:30, todos os dias com exceção do Thanksgiving (Dia de Ação de Graças), véspera e dia de Natal e Ano Novo. Para quem não pode ir para Lynchburg, a destilaria dispõe de uma visitação virtual bastante realista, inclusive podendo assinar o livro de visitas, que pode ser acessada clicando aqui. Mais de um século depois, cada garrafa de uísque JACK DANIEL’S ainda é fabricada da mesma maneira e no mesmo local.


Dados corporativos

● Origem: Estados Unidos
● Fundação: 1875
● Fundador: Jasper Newton Daniel
● Sede mundial: Lynchburg, Tennessee
● Proprietário da marca: Brown-Forman Corporation
● Capital aberto: Não
● Chairman: Garvin Brown IV
● CEO & Presidente: Paul C. Varga
● Mestre destilador: Jeff Arnett
● Faturamento: US$ 1 bilhão (estimado)
● Lucro: US$ 100 milhões (estimado)
● Valor da marca: US$ 4.036 bilhões (2010)
● Destilarias: 1
● Presença global: + 130 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 800
● Segmento: Bebidas alcoólicas
● Principais produtos: Uísques
● Ícones: A tradicional garrafa quadrada
● Slogan: Lives here.
● Website: www.jackdaniels.com
--
O valor
Segundo a consultoria britânica Interbrand, somente a marca PIZZA HUT está avaliada em US$ 4.036 bilhões, ocupando a posição de número 78 no ranking das marcas mais valiosas do mundo.
-
A marca no mundo
JACK DANIEL’S é o segundo uísque mais vendido no mundo em faturamento e volume (são 10 milhões de caixas todos os anos), estando entre as 10 marcas de destilados que mais crescem globalmente com presença em mais de 130 países. Atualmente a destilaria produz o tradicional Jack Daniel’s Old No. 7, o Jack Daniel’s Old No. 7 rótulo verde (mais suave que o black), Gentleman Jack (suavizado duas vezes no carvão) e o Jack Daniel’s Single Barrel que tem 47% de graduação alcoólica e vem de um único barril. Além dos uísques a destilaria produz um drinque alcoólico pronto para beber, em garrafas long neck de 360 ml, chamdo Jack Daniel’s Country Cocktails, composto de Chá do Tennessee, Downhome Punch, Mountain Sipper, Blackberry Jack, Lynchburg Lemonade, Watermelon Spike, Cactus Kicker, Hurricane Punch e Red-Eyed Jack.


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time),mundo das marcas, sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).

9 comentários:

Meu sonho é conhecer essa fabrica
Gosto muito desse Whiskey,
e uma pergunta,
ele tem um gosto de coco no final ou é inpressao??

O gosto ou aroma de coco, baunilha vem do tempo de barrica de carvalho pelo que sei eles usa carvalho americano que tem estas característica.
Saúde.

Estive lá em agosto e é muito legal. Pena que na loja não havia a maior parte das séries especiais.
Vale a pena para apreciadores de Whisky mas a cidade, de 2000 hab, é no meio do nada

Este whysky é oito ou doze anos

Este whysky é oito ou doze anos

Nearis Green, esqueceram de mencionar esse nome "escravo negro" principal responsável pelo processo de destilação do tão famoso Whysky JACK DANIELS..TENHO DITO...

Muito bom tambem com uma historia dessa como não ser bom

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More